Workshop Mecânica para Mulheres leva conhecimento em busca de autonomia para as mulheres sobre o assunto

O Stimej tem como princípio ser um sindicato cidadão. Pensando nosso a entidade recebeu no dia 17 de agosto o workshop Mecânica Automotiva para Mulheres.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer o conhecimento em mecânica automotiva e cuidados básicos com o carro, promovendo a autonomia feminina e o reconhecimento da fidedignidade das prestações de serviço no setor.

O encontro foi ministrado pela Mecânica/Professora automotiva e palestrante Carla Camargo que tem 17 anos de experiência com manutenção automotiva, é técnica em automobilística e professora de manutenção automotiva pelo SENAI. Formada em Automação Industrial, já trabalhou em grandes marcas como Fiat, Ford e Mitsubishi, atualmente presta serviços em sua própria oficina, a Diferencial Auto Mecânica.

Cerca de 40 mulheres participaram do evento. Para Gilmara Santos a tarde foi uma oportunidade de aprender. “Compramos agora nosso primeiro carro, este curso vai me ajudar muito, será uma salvação para não correr riscos na estrada”, declarou. Simone Wonspeher também destacou a autonomia como ponto alto do encontro. “Sou sozinha, então este conhecimento me ajuda a entender para não ser enrolada e também para manter meu carro longe de problemas”, salientou. Já a Silmara Feliciano Ribeiro foi em busca de informações e aprendizados para se preparar melhor para a 1ª habilitação. “Para mim foi muito interessante e veio pra somar pois vou tirar minha habilitação e com esse workshop já vou com uma noção básica sobre o carro. Foi muito proveitoso, deu pra tirar muitas dúvidas”.

Acompanhado pela secretária de mulheres do STIMEJ Maridete Pinheiro, o workshop tem no Movimento Feminista da Diversidade um importante ponto de apoio. Conforme a palestrante Carla Camargo, esta é uma oportunidade de suprir uma carência já que “muitas vezes as mulheres tem carro e a necessidade de aprender, mas não sabem onde buscar”. Ela destacou ainda que este projeto é um desejo pessoal. “Esta foi a a forma que encontrei de ajudar as mulheres a se fortalecerem e terem autonomia”, destacou.