Na tarde de hoje (12) aconteceu a 3ª rodada de negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e definição do reajuste salarial. Diante do INPC de 4,36% acumulado entre 1° de abril de 2022 e 31 de março de 2023, o STIMEJ está reivindicando o reajuste para categoria do INPC + 3% de aumento real = 7,36%.
Na reunião desta quarta-feira o debate sobre o índice econômico durou mais de uma hora e meia. Enquanto a comissão de trabalhadores mantinha-se firme na luta pela valorização da mão de obra, já que no ano de 2022 as grandes metalúrgicas de Joinville bateram recorde de faturamento e lucro, o sindicato patronal alega que diante do “cenário incerto” não tem espaço para ganho real. Sem que o patronal apresentasse qualquer contra proposta, foi agendada uma nova rodada de negociação para dia 18 de abril às 15h30.
A Comissão dos Trabalhadores avalia que existe sim um cenário econômico retraído, mas que as expectativas e as ações tomadas pelo atual governo, empresários e trabalhadores a partir de junho deste ano, o setor metalúrgico terá uma retomada de produtividade. Esta perspectiva vai exigir ainda mais comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras para atender essas demandas e nada mais justo que um reajuste com ganho real, para motivar e recuperar o poder de compra da categoria.
A direção do Sindicato vai continuar nas portas de fábricas informando, mobilizando e organizando as metalúrgicas e os metalúrgicos de Joinville para fazer a disputa do capital e das riquezas produzidas por estas mulheres e homens valorosos. Nosso maior reconhecimento é um bom aumento! E essa é hora!