Depois de quatro edições em São Paulo, o debate “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” acontecerá em Santa Catarina, no dia 7 de dezembro, a partir das 8h30, no Parque Tecnológico e Centro de Inovação Ágora Park, em frente a Universidade Federal do Estado (UFSC). As metalúrgicas e metalúrgicos de diversas regiões do país, universidades e especialistas no tema vão debater o modelo como política pública industrial para salvar empregos, a indústria e um desenvolvimento sustentável a partir das 8h acontecerá o credenciamento.
O evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro” é um espaço de importante debate sobre a necessidade do desenvolvimento de uma nova tecnologia de energia limpa para os automóveis. O sistema é defendido pelos/as metalúrgicos/as, que vem dialogando com toda sociedade sobre o sistema como primeiro passo para o desenvolvimento de células combustíveis e da obtenção de hidrogênio, a partir do etanol, sem impactar drasticamente o planeta e as pessoas.
Para especialistas, empresários e trabalhadores que estão fazendo o debate, este sistema seria uma alternativa aos veículos elétricos, sem a necessidade de serem carregados na tomada e com a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos. Além disso, geraria mais empregos e menos impacto para a natureza e para os trabalhadores e as trabalhadoras da indústria, principalmente metalúrgica.
O debate “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” vai acontecer das 8h30 às 12h e terá participação de autoridades, palestras curtas, painéis interativos e uma fala de encerramento de alguém representante dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Serviço:
Quando: 7 de dezembro
O que: Debate “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro”
Onde: Parque Tecnológico e Centro de Inovação Ágora Park – Endereço: R. Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial, Joinville, em frente ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Horário: a partir das 9h (CREDENCIAMENTO: A PARTIR DAS 8H)
Veja o histórico das atividades sobre o tema
PRIMEIRO EVENTO – No dia 6 de outubro de 2021, sediado em Araraquara/SP, ocorreu o Primeiro Encontro “HÍBRIDO ETANOL: O MOTOR DO FUTURO – UMA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE”.
O evento foi dividido em três painéis: O Painel 1 apresentou o “Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”. O Painel 2 levou o tema “Carro híbrido: Um conceito sustentável – Carro elétrico é mesmo sustentável? E o Painel 3 teve o assunto: “O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”.
SEGUNDO EVENTO – O segundo evento “HÍBRIDO ETANOL: O MOTOR DO FUTURO” em 6 de abril foi realizado virtualmente. A programação foi dividida em dois painéis. No Painel 1, com o tema “Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável”, Houve apresentação do panorama do processo de eletrificação e de como inserir o Brasil nesse processo, bem como o desenvolvimento de uma nova cadeia de autopeças e como tornar essa tecnologia mais acessível.O Painel 2 abordou “O marco legal para o motor do futuro”e o debate destacou os pontos positivos das políticas públicas existentes e a necessidade de novas políticas que estimulem o desenvolvimento e nacionalização desta tecnologia, mantendo o protagonismo do etanol e popularizando o carro eletrificado brasileiro.
TERCEIRO EVENTO – Aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba/SP, no dia 26 de maio de 2022, às 14h. O Evento teve dois painéis importantes, com os seguintes debates: “Qual o impacto das novas tecnologias para a cadeia de autopeças no Brasil?” e “Quais ações necessárias para o desenvolvimento e suprimento local?”O Painel 2 desenvolveu o desafio: Quais ações necessárias para o desenvolvimento e o suprimento local?
QUARTO EVENTO – Aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, dia 23 de junho de 2022, – Híbrido Etanol – O MOTOR DO FUTURO “O Novo Ciclo do Etanol” com dois painéis transmitidos ao vivo. O Painel 1 levantou a questão“Quais Oportunidades de Desenvolvimento Sustentável?” E o Painel 2 questionou “O que pode ser feito de hoje até 2030?”.
Você consegue saber tudo que aconteceu até agora sobre o debate no site: http://www.motordofuturo.com.br/